domingo, 31 de março de 2013

Memórias Gastronômicas: Meu Domingo de Páscoa...


A minha Páscoa...

Bem, queridos leitores do meu blog, vocês sabem que sou natural de Recife e lá comemoramos a Páscoa com um cardápio muito especial.

Bom,nesse dia era comum ver reunidas na cozinhas minha vozinha Helena, minha mãe Geane e minha tia Vera, cada uma estava responsável por uma etapa do cardápio. Em Pernambuco é basicamente o é o mesmo em todas as casas.

Então: Feijão de coco, arroz branco, bredo de coco (um tipo de folha), quibebe (purê de abóbora).

Seguia...

E peixe ao molho de coco, lá em casa o preferido da minha família, era uma espécie, que conhecemos,  por nome de cioba um peixe cortado em posta de pele avermelhada e de carne branca muito suculenta e saborosa!!!!

E as crianças, ansiosas pelos ovos de chocolate, uma muvuca, todos falando ao mesmo tempo, uma tremenda “poluição” sonora... Eu,meus irmãos e minha irmãs, com nossa prima correndo de um lado para o outro, e meu pai, seu Waldir tomando um vinho doce que com certeza deveria lhe dar uma baita dor de cabeça no dia seguinte.

E eu não conseguia entender, como no meio de tanta bagunça e barulho meu tio Abrão
conseguia dormi sentado no sofá!!! (até hoje, me pergunto isso...)

Bons queridos amigos, como eu amo todas essas comidas de Páscoa.

Será porque tem haver com a festa em família e a mensagem da crucificação de Jesus?

Ou é simplesmente pelos temperos e especiarias com notas de leite de coco e frutos do mar?

Seja qual for à resposta o que importa mesmo é ter essas memórias gostosas para compartilhar com vocês.

Um beijo no coração de todos e uma feliz Páscoa com a benção de DEUS sobre a vida de todos nós.

Feliz Páscoa...


Fábio Lima. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário